A fé católica tem sua origem na Revelação divina que se expressa por meio da Sagrada Escritura e da Tradição.
Por Sagrada Escritura entendemos os 46 livros do Antigo Testamento e os 27 do Novo Testamento, compreendidos como sagrados e inspirados. Eles contêm a Palavra revelada de Deus e são alimento para a nossa fé e conforto espiritual para a nossa caminhada. Alimento e conforto, pois a Palavra não somente nos auxilia quando dela necessitamos ara a evangelização de outras pessoas. De fato, quando e lemos, nós somos os primeiros a sermos evangelizados.
Por tradição, palavra que significa transmissão, entendemos o processo e o conteúdo da transmissão da Verdade Revelada, proveniente primeiramente do anuncio dos portadores originais da revelação cristã, Jesus Cristo e os apóstolos, continuada, posteriormente, na Igreja, por obra do Espírito Santo.
Por Magistério da igreja, a palavra magistério significa ensinamento, entendemos o ensinamento do colégio dos Bispos em comunhão com o Papa, bispo de Roma e sucessor de São Pedro, que em nome de Jesus Cristo têm a autoridade de interpretar autenticamente a Palavra de deus, escrita (sagrada Escritura) ou transmitida (tradição) (cf. DV 10). Além disso, o Magistério da Igreja, assistido pelo Espírito Santo, nos orienta, de modo seguro, na vivência de nossa fé, na alegria da esperança e da caridade. Ajuda- nos a compreender que nossa fé não é simplesmente subjetiva e individual. Ela é comunitária, não só por ser partilhada com os outros e vivida em união com eles, mas também por ser dom do Espírito Santo, concedido a todos os que a professam e dão testemunho de Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário