>

Mensagem do Dia:

Mensagem do dia: Quem não se ama não sabe amar ninguém!!
Versículo do dia: "Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim pra chamar justos, mas sim pecadores".

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pesquisa revela: Brasil é 3º país onde mais se crê em Deus

Estudo em 23 países indica que 84% dos brasileiros acreditam em existência de 'Deus ou de um ser supremo'.

            Pessoal, nada é melhor que acreditar que Jesus ressusitou, e ainda dar uma nóticia como essa!!
            O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em 'Deus ou em um ser supremo' em uma pesquisa conduzida em 23 países.
           A pesquisa, feita pela empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, ouviu 18.829 adultos e concluiu que 51% dos entrevistados 'definitivamente acreditam em uma 'entidade divina' comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não têm certeza'.
           O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados.
           Entre todos os pesquisados, 51% também acreditam em algum tipo de vida após a morte, enquanto que apenas 23% acreditam que as pessoas param de existir depois da morte e 26% 'simplesmente não sabem'.
            Entre os 51% que acreditam em algum tipo de vida após a morte, 23% acreditam na vida após a morte, mas 'não especificamente em um paraíso ou inferno', 19% acreditam 'que a pessoa vai para o paraíso ou inferno', outros 7% acreditam que 'basicamente na reencarnação' e 2% acreditam 'no paraíso, mas não no inferno'. O Brasil fica novamente em terceiro nesta questão, com 32% dos entrevistados.
          Mas o Brasil está em segundo entre os países onde as pessoas acreditam 'basicamente na reencarnação', com 12% dos entrevistados.
           Entre os que acreditam que a pessoa vai para o paraíso ou para o inferno depois da morte, o Brasil está em quinto lugar, com 28%.
Criação X Evolução

           As discussões entre evolucionistas e criacionistas também foram abordadas pela pesquisa do instituto Ipsos.
           Entre os entrevistados no mundo todo, 28% se definiram como criacionistas, e acreditam que os seres humanos foram criados por uma força espiritual como o Deus em que acreditam e não acreditam que a origem do homem viesse da evolução de outras espécies como os macacos. Nesta categoria, o Brasil está em quinto lugar, com 47% dos entrevistados.
          Por outro lado, 41% dos entrevistados no mundo todo se consideram evolucionistas, acreditam que os seres humanos são fruto de um lento processo de evolução a partir de espécies menos evoluídas como macacos.
Descrentes e indecisos
         
           Entre os 18.829 adultos pesquisados no mundo todo, um total de 18% afirmam que não acreditam em 'Deus, deuses, ser ou seres supremos'.
           No topo da lista dos descrentes está a França, com 39% dos entrevistados. A Suécia vem em segundo lugar, com 37% e a Bélgica em terceiro, com 36%. No Brasil, apenas 3% dos entrevistados declararam que não acreditam em Deus, ou deuses ou seres supremos.
            A pesquisa também concluiu que 17% dos entrevistados em todo o mundo 'às vezes acreditam, mas às vezes não acreditam em Deus, deuses, ser ou seres supremos'. Nesta categoria, o Brasil tem 4% dos entrevistados.
Fonte: BBC

Um comentário:

  1. É preciso observar o seguinte: 84% acreditam na existência de Deus ou de um "ser supremo", ou seja, acreditam de uma forma "genérica". 51% acreditam em um tipo de vida após a morte - quer dizer - acreditam mas não sabem definir como é essa vida; e metade destes, em torno de 23%, não crêem necessariamente que existe paraíso e inferno.
    Resumindo: sobram vinte e poucos que são verdadeiramente cristãos.
    O papa João Paulo II diagnosticou o brasileiro como um povo cristão no sentimento, porém não na fé, pois não conhecem a fé cristã, não conhecem a doutrina cristã. O professor Olavo de Carvalho observa no seu programa True Outspeak de 25/04/2011 que no Brasil já a 50 anos, as lideranças católicas em sua maioria não ensina a sã doutrina ao povo, mas idéias de Teilhard de Chardin, da teologia da libertação, reforma agrária, apoio ao MST, etc. As Campanhas da Fraternidade também entram nessa linha...
    Já nos Estados Unidos, a Rasmussem Reports verificou que 79% dos americanos acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus que veio a Terra para pagar os nossos pecados e nos salvar.
    O Brasil necessita de uma autêntica catequese, como tem feito o Pe Paulo Ricardo no seu site, com curso de Novo Catecismo, Teologia, Filosofia, entre outros; além do já citado Olavo de Carvalho - aquele padre recomenda o curso de filosofia deste - que tem feito um trabalho excepcional, denunciando todo esse movimento revolucionário que testemunhamos hoje que decididamente luta para varrer o cristianismo do planeta.

    ResponderExcluir