>

Mensagem do Dia:

Mensagem do dia: Quem não se ama não sabe amar ninguém!!
Versículo do dia: "Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim pra chamar justos, mas sim pecadores".

terça-feira, 5 de julho de 2011

Série "Ser Católico" - Parte 2

Ser Católico é crer em Deus Pai, Filho e Espírito Santo        
       
            Crer é uma resposta obediente, consciente e livre ao apelo de Deus que se revela por amor. Por ser resposta a um apelo, o ato de fé - crer - é base e, ao mesmo tempo, expressão da relação da pessoa, que crê, com Deus que a interpela por amor. É por esse motivo que ao crer, a pessoa realiza o ato mais significativo de sua existência, alcançando a certeza da Verdade e decidindo viver nela (cf. FR 13), ainda que tal certeza não deva ser confundida com uma certeza calculada pela razão. A fé é adesão da vontade e da inteligência à revelação feita por Jesus Cristo, não enquanto apreensão de uma idéia, mas enquanto fruto de uma experiência e de uma existência vivida na relação com Senhor e na obediência à sua vontade.
            É por esse motivo que bem sintetiza o autor da carta aos Hebreus: "A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se veem" (Hb 11,1); e, também, São Paulo: "caminhamos por meio da fé e não por meio da visão" (2Cor 5,7). Por não se tratar da compreensão de algo que se vê, a fé deve ser compreendida, sobretudo, como adesão ao mistério de Jesus que, com toda a sua vida, revela o rosto do Pai, revelando seus segredos de amor. Penetrar com profundidade este mistério de amor, significa permitir ser preenchido por esta graça que transforma e redime: "Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo" (Ap 3,20).
            Ser católico é, portanto, crer. Crer em Deus Pai Filho e Espírito Santo a quem nos referimos como a Santíssima Trindade, o mesmo Deus revelado em três pessoas distintas. Ao Pai nos referimos como o Criador, pois por meio de seu amor, criou tudo que existe. Ao filho nos referimos como o Redentor, pois por sua vida, morte e ressurreição fomos resgatados e redimidos do pecado e de todo o mal. Ao Espírito Santo nos referimos como o Santificador, pois ele constrói, anima e santifica a Igreja. Com a sua efusão no dia de Pentecostes é revelada plenamente a Santíssima Trindade (cf. CIC 732).
            Nosso Deus, que é Trindade, é família e nós somos chamados, como membros da Igreja Católica, a fazer parte desta família, a partir do momento em que recebemos o Batismo em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo. Ao participarmos da comunidade eclesial, Jesus, Verbo feito homem, continua revelando-nos, hoje, como revelou aos seus apóstolos, o amor do Pai e a graça do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário