>

Mensagem do Dia:

Mensagem do dia: Quem não se ama não sabe amar ninguém!!
Versículo do dia: "Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim pra chamar justos, mas sim pecadores".

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A nova justiça é superior à antiga

            No Evangelho de hoje, Jesus diz: "Quem matar será réu de julgamento" (v. 21). Entendemos tais palavras no sentido de que quem é merecedor de condenação, pois é um ato contra  dignidade da pessoa, particularmente, contra Deus, "à imagem do qual" ela foi criada. É uma ação contrária à fraternidade humana. Mais adiante, Jesus retoma o tema destacando que mesmo "quem se encolerizar contra o seu irmão, terá de responder em juízo" (v.22).
            Notemos que em tais denúncias Jesus mostra que a ira, a cólera e todo ato contra o irmão constituem fonte de violência em suas diversas formas e, de algum modo, expressa o orgulho e a vaidade de quem assim age. De fato, o pecado não brota de repente, mas é uma semente que cresce e se desenvolve no coração humano. A menos, evidentemente, que seja superado e destruído pela graça de Deus.
            O antídoto para o pecado é, portanto, a misericórdia, a bondade e a paciência nascidas de um coração cheio de amor e perdão. Compreendemos, então, as palavras de s. Agostinho: "Vivamos o amor e façamos o que quisermos". Quem ama jamais estará ofendendo ou não correspondendo às exigências do Senhor Jesus. Exclama s. João Crisóstomo: "Ó admirável bondade de Deus! Ó amor, que vai além de nossos pensamentos! Ele descuida da honra que lhe é devida, para salvar a caridade que devemos ter para com o próximo. Ele mostra que as advertências, apenas pronunciadas, não se originam da aversão e muito menos do desejo de punir, mas do imenso amor que ele nutre pelos homens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário